segunda-feira, 18 de maio de 2009

Apresentação: Buscando uma casa ...

Coloquei o nome deste blog coma palavra "casa", mas poderia ser qualquer outro nome, pois casa para mim significa casa, apartamento, sítio ou qualquer outro espaço físico, pois casa é um lugar onde nos sentimos bem e descansamos da batalha do dia-a-dia.

Pretendo relatar algumas experiências neste Blog que serão objeto de um livro que já está em fase de redação e deve ser lançado este ano ou no início do ano que vem. A idéia deste Blog, como o próprio nome diz, é ter um espaço de bate-papo entre pessoas que vão passar, estão passando ou já passaram pela experiência de comprar um imóvel na Cidade do Rio de Janeiro ou em suas imediações (Niterói, por exemplo) e a ideía do livro é servir como uma espécie de salva-vidas para os compradores (e mesmo alguns vendedores ...) de imóveis que pensam que comprar um imóvel é algo rápido ou fácil. Não pode haver engano maior !

A primeiro dica que deixo aqui é a seguinte: nunca, mas nunca mesmo compre um imóvel sem pedir a chamada Certidão de Ônus Reais. Esta Certidão te dá a real situação financeira do imóvel e o sua condição de registro.

Traduzindo: pode ser que estejam lhe vendendo um imóvel que parece ser um apartamento e é, na realidade, uma sala comercial. Isso acontece muito em bairros como onde há prédios antigos com muitos apartamentos por andar. Pode acontecer do imóvel não contar na Prefeitura como apartamento, mas sim como sala comercial. E o que isso significa ? Bem , significa qque, por menos que se queira, pode-se estar comprando um espaço que, ao lado, possa se instalar um comercio indesejável para você e perfeitamente legal para a Prefeitura, o que quer dizer que não vai haver possibilidade de pedir para o proprietário ao lado para de incomodar, pois este é um direito dele.

Além deste inconveniente, se o prédio for comercial ou misto, o que pode acontecer, por exemplo, é haver um entra-e-sai constante de gente desconhecida (clientes das salas, por exemplo) causando problemas de segurança e de sobrecarga nos elevadores, que certamente vão funcionar de maneira muito diferente à que funcionariam se o prédio fosse residencial, que normalmente tem um entra-e-sai de pessoas com hora marcada, por exemplo, na saída do trabalho e na chegada dele. Já deu para perceber que, com o entra-e-sai de pessoas a manutenção dos elevadores vai ser muito maior, fazendo com que o preço do condomínio também aumente, concorda ? Isso é só o começo ...

Lembre-se: qualquer dúvida, peça auxílio a um advogado.

Bem, tudo de bom e até a próxima postagem !

Se quiser entrar em contato para relatar sua experiência na compra de imóveis, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário