segunda-feira, 25 de maio de 2009

Continuando a Terceira Dica ...

Antes de mais nada, é bom esclarecer por que chamamos proprietário "limpo". Este apelido foi criado para mencionar um proprietário cujo imóvel pode ser vendido livremente, ao contrário do proprietário "com impedimento", cujo imóvel não pode ser vendido livremente, ou seja, este proprietário tem alguma pendência que impede o imóvel dele de ser vendido livremente.

Esta pendência inclui, por exemplo, existência de dívidas para com a Fazenda, seja ela Municipal (devedor de IPTU, por exemplo), Estadual (devero de ICMS, por exemplo), Federal (devedor de Imposto de Renda, por exemplo), ou mesmo uma dívida civil, isto é, por exemplo, o proprietário ter dado o imóvel como garantia para algum contrato, o que significa que, se contrato não for cumprido o imóvel pode ser tomado e vendido para garantir a execução do contrato.

Pois bem, hoje mesmo aconteceu mais uma destas sutuações de proprietário "com impedimento" na qual, após toda uma negociação, descobriu-se que o proprietário não poderia nem ter colocado o imóvel para vender. Vamos à história.

Uma determinada imobiliária com a qual estamos negociando há pelo menos três meses, apresenta-nos uma oportunidade de compra de um apartamento na Cidade de Niterói. Nós nos deslocamos, vamos ver o apartamento, gostamos dele e resolvemos fazer uma proposta para pagar o preço À VISTA.

Veja bem, caro leitor, não é financiamento, não tem banco no meio, não tem aprovação de crédito, NADA, NADA DISSO !

Seguimos até a sede da imobiliária, onde o corretor de imóveis no apresenta ao seu gerente que, diante de uma ambiente avançadíssimo de tecnologia da informação, escreve a nossa proposta e nos diz que no dia seguinte vai nos dar um retorno. A proposta foi feita no sábado, logo, esperamos o retorno no domingo.

Aguardamos o domingo com uma natural expectativa e, ao final do domingo, por volta das 18:00, ligamos para o corretor que nos atendeu e ele nos informa que não conseguiram localizar o proprietário do imóvel para apresentar-lhe a proposta. Pede-nos para que esperemos até a segunda-feira pela manhã. Bem, como era domingo, cedemos e esperamos. Mas como gato escaldado tem medo de água fria, voltanos à nossa busca de imóveis no domingo mesmo, olhado as páginas dos classificados do jornal O Globo e do Jornal O Fluminense na Internet. Encontranos novamente alguns imóveis, marcamos no jornal e saímos ligando para imobiliárias para marcar visitas ainda na segunda-feira, pois o tempo é curto.

Após ver um apartamento muito ruim, com problemas de infiltração que outro corretor, com quem marcamos a visita, insistia que não era nada, ligamos para a tal imobiliária que nos levou para ver o apartamento no sábado. O corretor da imobiliária nos diz que vão ter uma resposta da proprietária na tarde de segunda-feira e me passa para o seu gerente. Este gerente, para minha supresa, pede-me para dar uma resposta na tarde de terça-feira, ou seja, pede-me mais 24 horas para dar uma resposta; nisso eu já fico com cara de boi, pensando: " - huuuummmmm, vai dar mer ..." e pergunto ao gerente o que está acontecendo.

Aí vem a bomba (palavras do gerente) : "- a proprietária do imóvel é fiadora em um outro negócio e o imóvel foi dado em garantia deste negócio; sendo assim, a proprietária vai conversar com a pessoa de quem é fiadora para que ela retire o imóvel daquela situação e ele possa ser vendido". Aí eu argumento : " - mas você me disse que imóvel estava desembaraçado, livre, e que não havia problemas com a proprietária !". E o gerente ainda argumenta : "- mas está !". Diante disso, a conversa se torna impossível e desligamos o telefone.

Tive a nítida impressão de que o gerente deu uma "calça arriada" no corretor de imóveis que nos mostrou o apartamento, pois, pela voz que ouvi ao telefone, nem o próprio corretor sabia do impedimento do proprietário. E o mais genial de tudo é que, durante a nossa conversa com o gerente da imobiliária antes de fazer a proposta, este mesmo gerente nos disse que a documentação do imóvel e do proprietário "passavam por uma rigorosa triagem antes do imóvel ser posto à venda" Agora eu sei que "rigorosa trigem" foi essa ...

Para terminar esta postagem, qual não foi a minha supresa quando este gerente da imobiliária liga novamente e diz o seguinte: "- Tenho um outro imóvel, pelo mesmo preço daquele, em um outro lugar. O senhor quer ir ver?" Eu respondo que não, agradeço e continuo na minha busca.

Agora me diga, caro leitor, esta situação não é INACREDITÁVEL ?

Se quiser entrar em contato para relatar sua experiência na compra de imóveis, clique aqui

Lembre-se: qualquer dúvida, peça auxílio a um advogado.

Bem, tudo de bom e até a próxima postagem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário